A autoclave é um instrumento imprescindível para quem deseja abrir o próprio negócio.  Ele é crucial para realizar esterilização de materiais e é um grande aliado não só da odontologia, mas também de áreas como estética, veterinária e medicina, o que o torna ainda mais importante em diferentes espaços.

 

Para entender a importância do uso da autoclave, nós vamos dar uma breve explicação sobre o surgimento deste aparelho.

 

Como surgiu a Autoclave?

 

A história da autoclave é mais antiga do que imaginamos. Entre os anos 1842 e 1846, as cirurgias puderam tornar-se realidade. 

 

Porém, mesmo com o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas, as taxas de mortalidade por infecção nesses procedimentos continuavam altas. Estima-se que em 1870, em Paris, a taxa de amputação por infecção chegou a 100%. 

 

Nessa mesma época o médico obstetra Ignaz Semmelweis, percebeu que o número de mortes pós-parto era maior em uma casa de partos em que atuavam estudantes de medicina que tinham contato com cadáveres. Entretanto, em partos em que apenas parteiras atuavam, a mortalidade era consideravelmente menor.

 

Após o falecimento de um amigo por infecção, Semmelweis notou a importância de lavar as mãos antes dos procedimentos. A partir daí, o médico indicava o uso de hipoclorito de cálcio para a higienização das mãos, o que, de fato, ajudou a diminuir o número de mortes. Porém, a classe médica da época não aceitava a introdução dessa técnica.

 

Apenas anos após a morte de Semmelweis, que os seus estudos foram reconhecidos pelo também médico Louis Pasteur, que propôs a teoria dos germes da doença que indica que os micro-organismos são causadores de grande número de enfermidades.

 

Foi somente em 1876 que Charles Chamberland, junto com Pasteur, criou o primeiro esterilizador a vapor, que atingia temperatura de 120 ºC. Esse equipamento deu o primeiro passo para o surgimento da autoclave. 

 

Em 1881, a esterilização por fervura tornou-se uma prática instituída e, qualquer material utilizado em cirurgias e que poderia apresentar riscos de bactérias, passava pelo processo. Entretanto, essa técnica tinha ineficácia contra fungos e esporos.

Foi em 1885 que tivemos o registro do primeiro médico a utilizar a esterilização a vapor em instrumentos e curativos. O nome dele era Ernst von Bergmann. Desde então, esse equipamento tem estado em constante evolução. 

 

autoclave

 

Riscos da não utilização da Autoclave

 

A esterilização é uma medida de segurança que mantém o bem-estar e a saúde de quem irá utilizá-lo. Esse processo irá reduzir alguns riscos à saúde, são eles:

 

  • redução da carga microbiana dos utensílios;
  • contaminação de outros utensílios até então esterilizados;
  • contaminação dos seres que entrarem em contato com utensílios infectados por vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos.

 

Materiais que podem ou não irem na Autoclave

 

Os fabricantes geralmente produzem uma lista com os materiais que podem ser esterilizados na autoclave. Porém,  a autoclavagem é suportada por uma longa lista de materiais, como os listados abaixo.

 

  • Materiais de aço inoxidável: alicates de unhas, tesouras e palitos de aço;
  • Instrumentos cirúrgicos;
  • Utensílios odontológicos; 
  • Vidrarias de laboratórios;
  • Ponteiras para micropipetas; 
  • Meios de culturas.

 

No entanto, alguns materiais não podem sofrer o processo de autoclavagem, entre eles:

 

  • Materiais de polietileno;
  • Reagentes químicos; 
  • Aço que não seja inoxidável; 
  • Sacolas e embalagens plásticas;
  • Isopor;
  • Papel.

 

TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE

A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.

Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto. 

Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?