Manutenção Corretiva

em Balneário Camboriú / SC e região

A manutenção corretiva visa corrigir eventuais problemas e falhas dos maquinários, em decorrência de acidentes, quedas, quebras, erros no manuseio, entre outros fatores que podem prejudicar o desempenho das máquinas.

Sendo assim, a manutenção corretiva tem caráter emergencial, tendo como principal objetivo resolver os danos de equipamentos o quanto antes para evitar paradas de produção.

Apesar de sua eficiência, muitas empresas só realizam o conserto depois que a falha já ocorreu, esquecendo da importância do investimento na manutenção preventiva (em caráter de prevenção) para evitar as falhas.

Qual o objetivo da manutenção corretiva?

O principal objetivo da manutenção corretiva é restaurar o ativo para a condição em que ele possa funcionar como pretendido, seja com a reparação de sistemas ou substituição de componentes.

Normalmente associada às máquinas, a manutenção corretiva pode ser feita em outros itens, como peças, um dispositivos, acessórios, ou até mesmo em um sistema automatizado. No entanto, independentemente do componente, a resposta para qual o objetivo da manutenção corretiva é a mesma: corrigir possíveis falhas dos ativos.

Assim, é possível compreender os momentos em que a manutenção corretiva pode ser feita. Em geral, recomenda-se nas seguintes situações:

  • Quando as falhas não causam problemas de segurança no ambiente;
  • Quando não há interrupção do processo produtivo;
  • Quando não causam problemas relacionados à qualidade;
  • Quando o custo do reparo é inferior a 10% do valor do equipamento;
  • Quando existem equipamentos de reserva.

Quais as causas mais comuns de falhas nas máquinas?

Algumas causas mais comuns, para a ocorrência de falhas nos equipamentos são, em sua maioria, facilmente solucionadas, como as seguir:

  • Peças e componentes gastos ou deteriorados;
  • Falta de lubrificação;
  • Sistema de refrigeração com defeito;
  • Indiferença a falhas e pequenas variações na produção;
  • Fatores externos, como combustível ou uso de produtos inadequados na sua operação e manutenção
  • Falta de atenção aos sinais de mau funcionamento do equipamento, os mais comuns são vibrações, sons incomuns de peças rotativas e sobreaquecimento dos equipamentos.

Como fazer a manutenção corretiva?

O bom planejamento é fundamental para o sucesso de uma estratégia de manutenção corretiva e deve estar se perguntando: ok, mas e agora? Como fazer?

Você precisa de uma equipe alinhada com certas práticas que são fundamentais para o sucesso desse tipo de manutenção e, claro, para a execução dos ajustes necessários. Para começar, crie um cronograma no qual serão avaliadas possíveis falhas ou avarias nos equipamentos do seu negócio.

Este tipo de planejamento se aplica em diversos setores, desde o varejo, um grande condomínio a uma fábrica, independente do tamanho da produção.

Outro ponto importante é manter um histórico com avarias e falhas já ocorridos nos equipamentos da empresa. Estes dados poderão contribuir para a criação de inteligência na gestão de manutenção e com a criação de um calendário de manutenções mais efetivo.

Tenha disponível na empresa, para ações rápidas e pontuais de todos, ferramentas adequadas para pequenos ajustes e consertos. Manter os manuais de funcionamento das máquinas também contribui, tanto para o correto manuseio dos equipamentos e, também, como orientação no momento que acontecerem avarias.

Contato

Seja para dúvidas, parcerias, sugestões ou outros assuntos, teremos o maior prazer em falar com você. Preencha o formulário ou entre em contato pelos canais listados:

Rua Otto Stein 27 - Em frente a praça da Figueira - Barra, Balneário Camboriú - SC, 88332-120

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?