Os escritórios odontológicos são repletos de instrumentos. São eles que auxiliam os profissionais em diversos tratamentos. A manutenção de equipamentos odontológicos é essencial para desempenhar suas funções perfeitamente.
Realizar a manutenção preventiva de equipamentos odontológicos é o processo ideal para empresas que desejam ampliar a vida útil dos instrumentos utilizados na realização de atividades, de modo que essa ação também aumenta a segurança dos pacientes atendidos.
A manutenção preventiva de equipamentos odontológicos é realizada com o objetivo de evitar ou identificar algum problema que os instrumentos possam apresentar e, dessa forma, impedir a evolução para uma situação que pode levá-los a uma parada não planejada
Nós separamos algumas dicas para manter a manutenção dos seus equipamentos odontológicos em dia. São elas:
1- Procure um profissional especializado
Antes de qualquer coisa, ter um profissional especializado faz total diferença. Por isso, antes de contratá-lo, pesquise, peça referências e certifique-se de que ele tem os conhecimentos necessários na área.
2- Verifique o manômetro do filtro de ar
O filtro de ar, além da sua principal função de retirar a umidade do ar, serve para regular a pressão de ar que vai para a cadeira odontológica.
É de suma importância verificar periodicamente se o manômetro está marcando 5,5 bar ou 80 PSI. Afinal, isso evita que a pressão do equipo e das canetas oscilem causando um mau funcionamento.
A pressão acima do que foi apontado é uma das principais causas de vazamentos, mangueiras estouradas ou escapando.
3- Verifique a pressão das canetas
Ainda sobre os cuidados da manutenção das canetas, sempre que um técnico visitar o seu consultório peça para que ele verifique a pressão de todas as suas canetas com um manômetro próprio para isso.
As canetas de alta e baixa rotação devem trabalhar sempre com uma pressão de ar entre 32 e 35 PSI. Portanto, quando esse nível é ultrapassado, o equipamento diminui exponencialmente a vida útil dos rolamentos.
4- Verifique o funcionamento do seu compressor
Quando for realizar a drenagem do seu compressor, deixe esvaziar completamente o seu reservatório.Ao ligar o equipamento novamente, cuide para que os outros instrumentos do consultório não estejam sendo utilizados no momento.
Para monitorar o tempo, compressores odontológicos devem ter seus reservatórios cheios por completo entre 3 e 5 minutos. Após esse período, podemos desligar. Se o seu reservatório levar mais tempo que o apontado, talvez seja a hora de trocar o kit de anéis ou verificar se há algum vazamento de ar.
5- Cuidado com o sugador
Sempre que notar que a mangueira do sugador está com uma aparência ressecada, realize a troca. Afinal, o ressecamento do material pode provocar entupimento. Verifique se o filtro sugador está com a tela em boas condições. Qualquer sujeira que passe pelo filtro pode entupir a válvula ejetora de sucção.
Fonte: Simpatio, Odonto Equipamentos
TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE
A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.
Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto.
Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br