Se você adquiriu equipamentos para a sua clínica e investiu caro para oferecer aos seus clientes um atendimento melhor, deve saber que esses aparelhos merecem cuidados especiais para que aumentar a vida útil deles e garantir a segurança e integridade de seus clientes.
A maior parte dos equipamentos traz uma garantia entre 12 a 18 meses quanto a defeitos de fabricação. Durante esse período é provável que sejam necessárias algumas manutenções. Cada equipamento irá trazer consigo uma determinada necessidade de aferições e manutenções, sejam elas preventivas ou realmente necessárias.
Como no caso de equipamentos que param de funcionar ou sofrem alguma avaria, seja por um tombo, batida, transporte inadequado, mau uso operacional, entre outras possíveis situações.
Importância da Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva é um procedimento realizado para manter o bom funcionamento dos equipamentos. Nela é feita a verificação nos equipamentos, a substituição de peças antigas e reparação de danos causados por desgaste ou tempo de uso. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A importância dessas manutenções está inteiramente ligada à vida útil desses equipamentos e a segurança nos processos de esterilização, e isto inclui o funcionamento adequado, bom desempenho, maior segurança, e por consequência, a redução de gastos em relação a manutenção corretiva.
Cuidados com os equipamentos
- Checar a integridade dos equipamentos na própria clínica (saídas, plugs, conexões, controles de potência, de amplitude de corrente ou voltagem, de frequência, luzes piloto, medidores de corrente e outros dispositivos de monitoração). Um osciloscópio pode ser usado para verificar as características de estímulo dos equipamentos.
- Mandar consertar os acessórios ou controles que não estejam funcionando ou que apresentem falhas intermitentes.
- Testar periodicamente os aparelhos com um técnico em eletroeletrônica de sua confiança, para verificar a existência de correntes de fuga, integridade dos cabos, filtros, saídas do painel do equipamento e transformadores dos aparelhos.
- Fazer manutenção periódica preventiva dos equipamentos, a cada seis meses, com técnico especializado ou na própria fábrica.
- Use equipamentos tecnicamente adequados. Por exemplo, a corrente de fuga deve ser menor do que 5 mA a 60 Hz, para a maioria das aplicações. Note que, com o tempo e com o uso do equipamento, podem ocorrer mudanças nessas características.
Verifique Sempre
- Se o cordão de força está bem ligado à tomada ou se as pilhas de seu aparelho não estão gastas.
- Se a tomada em uso fornece energia ou se não existe falta momentânea de energia na rede.
- Se o fusível do aparelho não está queimado.
- Se a tensão ou voltagem do aparelho (110/220 V0 é a mesma da rede)
- Se o fio que vai aos eletrodos soltou-se numa de suas conexões terminais.
- Se você ligou o aparelho.
Fonte: HS Med, Estética in foco
TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE
A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.
Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto.
Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br