Diariamente, diversos trabalhadores e estudantes são expostos a situações de risco, seja ele mínimo, moderado ou alto. Os EPIs são equipamentos extremamente necessários para a segurança no laboratório e demais ambientes de risco fisiológicos ou químicos.
Embora os acidentes não sejam comuns, ninguém está livre de incidentes. Portanto, assim como acontece com quem trabalha em obras e construções, o uso dos EPIs de laboratório também são indispensáveis, e isso não diz respeito apenas a necessidade e proteção.
As próprias leis brasileiras fazem tal exigência, como a norma reguladora nº 6 (NR-6), do Ministério do Trabalho e Emprego, que exige o fornecimento dos equipamentos por parte da empresa quando necessário.
O que são EPIs?
EPI significa Equipamento de Proteção Individual. São equipamentos e acessórios desenvolvidos para proteger uma parte do corpo ou o indivíduo todo contra riscos específicos.
De acordo com a NR 6, a definição de EPI seria: “todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e à saúde”.
Dessa forma, entram na lista dos EPIs itens como:
- Óculos de proteção;
- Luvas;
- Capacetes;
- Protetores auriculares;
- Máscaras;
- Abafadores de som;
- Cintos de segurança;
- Equipamentos de segurança para alturas.
Há ainda outros EPIs, sendo que cada função ou cada tipo de risco necessita de equipamentos próprios.
Qual a importância dos EPIs?
Os Equipamentos de Proteção Individual são capazes de prevenir grande parte dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Eles tornam a empresa mais segura tanto para empregados quanto para empregadores, já que, dentro do local de trabalho, acidentes podem acontecer com qualquer pessoa.
Além disso, a empresa que não fornece e não fiscaliza a utilização de EPIs, está descumprindo os termos da NR 6, ficando sujeita a multas e processos judiciais.
Preocupar-se com a saúde e segurança das pessoas é a melhor forma de garantir que o trabalho continuará acontecendo com o mínimo possível de imprevistos.
Principais tipos de EPIs
Entre os principais tipos de EPIs, temos:
- Proteção auditiva: utilizado por trabalhadores que estão expostos a ruídos altos ou constantes;
- Proteção respiratória: para quem trabalha com agentes químicos ou orgânicos que sejam prejudiciais à saúde se inalados;
- Proteção visual: para evitar que qualquer partícula machuque os olhos ou cause cegueira;
- Proteção facial: para proteger a face como um todo, em situações onde há risco generalizado em direção à face;
- Proteção da cabeça: para proteger contra contusões, traumas e pancadas na cabeça;
- Proteção antiqueda: para evitar a queda de trabalhadores de locais altos ou instáveis.
TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE
A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.
Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto.
Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br