A tatuagem é um procedimento invasivo e que demanda vários cuidados. Por isso, os estúdios de tatuagem devem investir em esterilização.
Esse processo envolve riscos biológicos, já que há contato com o sangue e fluidos corporais. É necessário muito cuidado com a transmissão de doenças, como: HIV, herpes, hepatite, sífilis, e diversas outras.
A ANVISA impõe normas de boas práticas para que os tatuadores possam trabalhar em estúdios e assim, garantir a segurança tanto do cliente quanto a dele próprio.
As regras são simples e claras: deve haver esterilização de equipamentos de tatuagem e desinfecção das superfícies no local.
A primeira coisa que você deve checar com atenção antes de fazer uma tattoo é a confiabilidade do estúdio.
Outro fator importante a observar é a postura profissional do tatuador: ele trabalha com responsabilidade e segurança? Você deve se questionar e avaliar os riscos que isso pode causar à sua saúde. Entenda melhor!
Esterilização de equipamentos de tatuagem
É preciso garantir que o material utilizado para fazer a nova tattoo fique livre de qualquer possibilidade de infecção e doenças e é para isso que serve a esterilização de todo o material.
Esse procedimento pode ser feito de duas formas: usando autoclaves ou estufas.
A estufa usa calor seco a 170 graus para esterilizar o material. Deve-se repetir o procedimento duas vezes para garantir seu sucesso total, que não deve ser interrompido, isso pode fazer com que o procedimento falhe.
Já a autoclave usa calor úmido com pressão para matar todos os microrganismos, pode ser feita em uma única vez e é mais prática e mais segura que a estufa, sendo a principal escolha da maioria dos tatuadores.
Contudo, quais são os materiais que devem ser esterilizados? Essa é uma boa pergunta, já que nem todos os estúdios têm os mesmos recursos, mas a resposta é bem simples e serve para todo mundo: tudo que for utilizado deve ser esterilizado sempre.
Agulhas, lâminas, hastes e biqueiras são exemplos de utensílios utilizados na hora de tatuar e também dos materiais que devem passar por processo de esterilização.
Materiais que devem ser esterilizados
Quais são os materiais que devem ser esterilizados? Essa é uma boa pergunta, já que nem todos os estúdios têm os mesmos recursos, mas a resposta é bem simples e serve para todo mundo: tudo que for utilizado deve ser esterilizado sempre.
Podemos citar:
- Agulhas;
- Lâminas;
- Hastes;
- Biqueiras, entre outros.
Regras da Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece regras para o uso de equipamentos, incluindo os descartáveis, que devem ser cumpridas para garantir o funcionamento dos estúdios de tatuagem e piercing. São elas:
- Luvas, agulhas, lâminas e outros dispositivos destinados a raspar pelos devem ser descartáveis;
- O tatuador deve lavar as mãos antes e depois dos procedimentos;
- Ao fazer a tatuagem ou piercing, o profissional deverá usar luvas e máscaras descartáveis de uso único. É recomendável, ainda, o uso de proteção nos cabelos, avental e protetor ocular;
- O piercing deverá ser esterilizado em embalagem individual aberta à vista do cliente;
- As agulhas finais de tatuagem (agulha+haste) devem ser esterilizadas de fábrica, em embalagens individuais e abertas na frente do cliente;
- As agulhas de piercing (jelco) devem ser descartáveis, de uso único e ser abertas à vista do cliente;
- As tintas devem ser fracionadas para cada cliente, e as sobras têm de ser descartadas;
- O cliente pode pedir para ver a data de validade das tintas;
- Máquinas, agulhas, biqueiras, tintas e batoques precisam ter o registro da Anvisa;
- Todos os equipamentos e materiais reutilizáveis devem ser limpos, desinfetados e esterilizados;
- Os produtos usados na higienização devem ter registro no Ministério da Saúde e precisam ser devidamente acondicionados;
- Materiais que tocam a pele não podem estar em contato com a embalagem original da tinta.
Fonte: Find Tattoo, TST
TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE
A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.
Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto.
Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br