A tatuagem é um procedimento invasivo e que demanda vários cuidados. Por isso, os estúdios de tatuagem devem investir em esterilização.  

 

A ANVISA impõe normas de boas práticas para que os tatuadores possam trabalhar em estúdios e assim, garantir a segurança tanto do cliente quanto a dele próprio. As regras são simples e claras: deve haver esterilização de equipamentos de tatuagem, e desinfecção das superfícies no local.

 

Riscos da falta de esterilização

 

Quando o tatuador não investe em esterilização, os riscos são muitos, a exemplo de: 

 

1- Infecções

 

Equipamentos de tatuagem estão em constante contato com o ar e também com o sangue e os fluidos corporais dos clientes, que podem conter microrganismos infectantes. Se não estiverem devidamente limpos, desinfetados e esterilizados, os materiais podem transmitir diversas doenças. Então, todo cuidado é pouco.

 

2- Reações alérgicas

 

Cada cliente tem um organismo único e, embora seja pouco comum, alguns podem ser suscetíveis a reações alérgicas após a realização de tatuagens, devido à composição química das tintas, que varia conforme a marca. Para evitar surpresas, o melhor a fazer é procurar um médico dermatologista antes de decidir buscar um estúdio de tatuagem.

 

3- Cicatrizes

 

Se o tatuador trabalhar a pele de forma muito severa ou profunda, o resultado pode ser a formação de cicatrizes indesejadas. Elas podem aparecer de forma saliente e irregular, causando uma coceira constante e muito incômoda. Então, muito cuidado na hora de escolher o tatuador. Busque referências prévias e escolha um profissional que tenha qualidade comprovada.

 

Esterilização de equipamentos de tatuagem

 

É preciso garantir que o material utilizado para fazer a nova tattoo fique livre de qualquer possibilidade de infecção e doenças e é para isso que serve a esterilização de todo o material. Esse procedimento pode ser feito de duas formas: usando autoclaves ou estufas.

 

Materiais que devem ser esterilizados

 

Quais são os materiais que devem ser esterilizados? Essa é uma boa pergunta, já que nem todos os estúdios têm os mesmos recursos, mas a resposta é bem simples e serve para todo mundo: tudo que for utilizado deve ser esterilizado sempre. 

 

Podemos citar: 

 

  • Agulhas; 
  • Lâminas; 
  • Hastes;
  • Biqueiras, entre outros.

 

Desinfecção de superfícies

 

Além dos materiais serem todos esterilizados, é preciso garantir que as superfícies em que o material será depositado, também estejam limpos e em condições de uso. 

 

As superfícies no local no qual o profissional vai atuar devem estar limpas e desinfectadas. Como não é possível garantir uma limpeza total de bancadas, cadeiras e macas, usa-se o álcool 70% para chegar o mais próximo disso. 

 

Esse processo deve ser feito com um papel toalha e essa substância e para garantir que não haja contaminação cruzada, panos de limpeza e toalhas devem ser evitados.

 

Fonte: TST, Find Tattoo 

 

TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE

 

A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.

Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto. 

Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br 

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?