Os avanços tecnológicos trouxeram diversas mudanças a setores como o da saúde. Uma série de cuidados com equipamentos hospitalares faz-se necessário, já que, agora eles oferecem mais precisão, agilidade e diagnósticos mais eficientes.
Claro que com a inclusão de novos equipamentos, a manutenção hospitalar passa a ser ainda mais exigida, com novos ativos a serem cuidados.
No entanto, esse trabalho é essencial. Afinal, a manutenção preventiva e os cuidados com equipamentos em hospitais não mantém apenas a integridade e funcionalidade das máquinas, ela salva vidas.
Nós separamos alguns dos principais cuidados que você deve ter com seus equipamentos. São eles:
1- Faça o transporte correto
O primeiro cuidado diz respeito ao transporte, por isso tenha atenção sempre que precisar deslocar o maquinário de uma sala para outra.
A dica é pensar no melhor trajeto, analisando fatores como a textura do piso e altura de portas. Desse modo, você evita impactos que possam danificar algum componente.
Por isso, faça o transporte somente quando necessário, priorizando horários em que a unidade de saúde esteja com pouca movimentação de pessoas para evitar transtornos.
2- Mantenha as condições adequadas de funcionamento
Para não causar danos aos equipamentos hospitalares e prejuízos à instituição de saúde, é imprescindível manter as boas condições de funcionamento. Assim, respeite as necessidades de cada aparelho, siga todas as especificações do manual, principalmente quanto ao ambiente onde ele será instalado.
Mantenha a temperatura, umidade e luminosidade adequadas do local para que o desempenho do maquinário não seja comprometido. Isso também vai evitar manutenções desnecessárias.
3- Siga as normas de utilização
Para garantir o bom desempenho dos maquinários, toda a equipe deve seguir as normas de utilização. Esse cuidado vai aumentar a vida útil dos equipamentos hospitalares e reduzir as possibilidades de falhas durante o uso.
Dessa forma, é necessário que o manuseio seja feito por técnicos treinados, que conheçam as funcionalidades do aparelho e saibam operar de forma a garantir a segurança do paciente.
Em caso de qualquer dúvida em relação ao uso, a recomendação é sempre entrar em contato com o fabricante.
4- Tenha atenção com a higienização
Por fim, não descuide da higienização dos aparelhos, que deve ser realizada periodicamente para que não ocorra a contaminação de pacientes e técnicos.
Esse cuidado inclui a limpeza, desinfecção e esterilização, que precisam ser feitas com produtos específicos, de acordo com a especificação de cada equipamento.
5- Realize a manutenção preventiva
É obrigatório seguir o cronograma de manutenções preventivas para que os equipamentos hospitalares operem com segurança e alta performance.
É um procedimento que vai checar as condições de funcionamento e desempenho dos aparelhos e fazer, se necessário, a troca de peças.
Com a manutenção preventiva, as chances de paralisação dos atendimentos ficam reduzidas, garantindo, assim, a satisfação dos pacientes.
6- Manutenção corretiva
Todos os cuidados para a preservação de equipamentos médicos que elencamos acima têm o objetivo de reduzir a ocorrência de manutenção corretiva, feita quando existe alguma falha ou algum problema já instalado.
Nesse caso, são realizados os reparos necessários para que o equipamento volte a funcionar normalmente.
TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE
A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.
Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto.
Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br