A manutenção é um conjunto de atividades aplicadas em equipamentos, visando alto rendimento, redução de custos e, claro, qualidade no atendimento. Mas você sabe qual a diferença entre manutenção preventiva e corretiva?
Enquanto a primeira opção atua de forma proativa, a segunda é acionada quando ocorre um problema em um equipamento como uma solução rápida. Entender cada uma delas é essencial para montar programas adequados a sua empresa. Vamos aos conceitos!
O que é manutenção preventiva?
A manutenção preventiva impede que um determinado equipamento interrompa a operação de forma inesperada, evitando desgastes, falhas ou quebras, aumentando a vida útil do equipamento e garantindo a segurança de quem o manuseia.
Trata-se de uma ação que tem como objetivo prevenir que problemas e devem ser agendadas pela equipe de manutenção, garantindo mais disponibilidade dos equipamentos.
Alguns exemplos de manutenção preventiva são:
- Lubrificações periódicas;
- Revisões sistemáticas do equipamento;
- Planos de calibração e de aferição de instrumentos;
- Planos de inspeção de equipamento.
Benefícios da manutenção preventiva
Os equipamentos podem quebrar por diversos motivos, por isso, a manutenção preventiva é tão importante e traz diversos benefícios, como por exemplo:
- Diminui as chances de danos e desgastes dos equipamentos;
- Reduz os gastos que correspondem a reposição de peças e componentes;
- Garante a segurança dos profissionais e clientes envolvidos.
O que é manutenção corretiva?
Na manutenção corretiva, a ação é reativa, ou seja, o foco é solucionar as anomalias que já estão presentes nos equipamentos.
Ao contrário do que ocorre com a manutenção preventiva, a corretiva não é agendada. Além disso, necessita de estratégias mais intensas, como a troca de peças em casos mais extremos.
O custo da manutenção corretiva, em alguns casos, acaba sendo mais alto, por sair do controle da gestão de manutenção. Mas em alguns casos, ela é indicada, por ser de caráter emergencial e solução rápida, além de poder ser também planejada.
Manutenção corretiva ou preventiva: qual escolher?
Nunca é demais lembrar que todos os tipos de manutenção são essenciais e dependendo do contexto, cada um tem a sua parcela de importância.
Porém, de forma geral, as manutenções preventivas são mais acionadas em uma empresa. A preferência é justificável porque elas impedem ou adiam pausas na operação, além de evitarem anomalias na vida útil dos ativos.
Dessa forma, o mais indicado é que o gestor desenvolva um plano de manutenção com manutenções agendadas e que são recomendados pelo fabricante.
TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE
A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.
Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto.
Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br