O processo de esterilização não envolve apenas a remoção de sujeira, mas também a total eliminação de micro-organismos presentes em roupas, equipamentos, instrumentos, utensílios, entre outros. 

Quando falamos de ambientes hospitalares, isso é ainda mais verdadeiro. Nesses ambientes, a incidência de microrganismos que podem causar doenças graves é muito maior.

Mas afinal, o que é esterilização?

A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Portanto, são eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.

Dizemos que o processo de esterilização foi eficaz quando a probabilidade de sobrevivência dos microrganismos for menor do que 1:1.000.000. Além disso, a esterilização garante:

  • Segurança para pacientes e profissionais;
  • Obediência às normas legais estabelecidas pela Anvisa;
  • Maior vida útil aos materiais médicos;
  • Economia e otimização de recursos.

Esterilizar e desinfetar são a mesma coisa?

Uma das maiores dúvidas de quem atua na área da saúde é se a importância da esterilização é um fato ou um mito. Alguns profissionais acreditam que apenas desinfetar alguns materiais é suficiente.

A verdade é que o processo de desinfecção, apesar de ser eficaz para a eliminação dos organismos causadores de doenças, não destrói os esporos e alguns tipos de vírus. Dessa forma, só desinfetar pode não ser suficiente.

 

sabe o porque da esterilizacao ser tao importante

 

Qual a importância da esterilização?

Todo estabelecimento da área da saúde precisa dar exemplo quando o assunto é a segurança de seus produtos e materiais. Para que isso aconteça, é preciso que os métodos de limpeza e esterilização estejam sempre atualizados, não importa o porte da empresa. O princípio básico que deve reger a manipulação de materiais é a prevenção e a diminuição de riscos

Métodos de esterilização

Existem várias formas de realizar a esterilização e ela pode ser dividida em: 

  • Métodos químicos: compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético. 
  • Físicos: calor, filtração e radiação. 

Para a escolha do melhor método, deve-se levar em consideração, além da compatibilidade do material, a efetividade, toxicidade, facilidade de uso, custos, entre outros.

 

Fonte: OXETIL, KASVI 

 

TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE

 

A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.

Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto. 

Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br  

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?