Manutenção Preventiva
em Balneário Camboriú / SC e região
Segundo a norma NBR-5462, Manutenção Preventiva é a manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
Definição de Manutenção Preventiva
A definição de Manutenção Preventiva segundo a NBR-5462 destaca três pontos: intervalos predeterminados, critérios específicos e redução da probabilidade de falhas.
Esses pontos são conhecidos como “gatilhos”, ou seja,uma vez que ocorre um evento predeterminado como gatilho, é executada uma ação de manutenção. Os gatilhos são critérios ou condições específicas que irão determinar quando um equipamento deve passar por manutenção.
Existem basicamente quatro tipo de gatilhos, sendo eles:
- Tempo: Exemplo – “Lubrificar mancais a cada 6 meses.”
- Horas de Funcionamento: Exemplo – “Lubrificar mancais a cada 1200 horas.”
- Produtividade: Exemplo – “Lubrificar mancais a cada 1500 peças produzidas.”
- Gatilho Misto: Exemplo – “Lubrificar mancais a cada 6 meses, 1200 horas de funcionamento ou 1500 peças produzidas. O que acontecer primeiro.”
Por que a manutenção preventiva é mais eficiente e econômica?
O processo de fazer a manutenção preventiva inclui a realização de um planejamento para que as máquinas sejam revisadas, sem provocar um grande impacto na produção. Você pode pensar nos procedimentos operacionais com bastante cuidado para que a parada no trabalho não prejudique todo o ciclo produtivo.
Sua empresa pode também planejar os prazos, para que as manutenções não desencadeiem em atrasos nas entregas.
Caso a manutenção preventiva não seja realizada, a chance de ocorrer um acidente de trabalho é maior, porque o maquinário pode estar com danos e operando de forma problemática.
Isso coloca a equipe em risco e traz uma série de prejuízos para a corporação. O aparelho pode estragar no meio de um momento crucial da produção, e a matéria-prima e todos os recursos investidos naquela etapa podem ser perdidos.
Vantagens da Manutenção Preventiva
O objetivo da manutenção preventiva é restabelecer as condições originais do equipamento, visando reduzir a probabilidade de falhas. Há uma série de vantagens em fazer a manutenção preventiva dos equipamentos. Dentre elas:
1- Resolução de uma ampla série de problemas
Com uma revisão periódica programada, você vai identificar defeitos logo de início. Assim, qualquer problema pode ser remediado com rapidez, sem alardes na organização. Como o processo é programado, a organização não prejudica a sua capacidade produtiva.
2- Alongamento do tempo de vida da máquina
Uma peça defeituosa pode exigir mais esforço do componente que está ligado a ela, o que encadeia na danificação progressiva do aparelho. Com a manutenção preventiva, entraves em uma parte do aparelho são facilmente identificados.
A questão pode ser solucionada com rapidez, o que evita que outras regiões do maquinário sejam afetadas. Isso prolonga a durabilidade do equipamento e melhora o desempenho operacional dele, o que é mais sustentável e lucrativo para a corporação.
3- Aumento da disponibilidade de tempo para pesquisar e avaliar peças novas
A manutenção pode identificar a necessidade de troca de peças. Como a manutenção preventiva é feita com antecedência e de forma planejada, você tem tempo para pesquisar melhores preços no mercado e comprar os itens em maior quantidade, o que também pode ser negociado de uma forma mais vantajosa.
Contato
Seja para dúvidas, parcerias, sugestões ou outros assuntos, teremos o maior prazer em falar com você. Preencha o formulário ou entre em contato pelos canais listados: