A autoclave é um instrumento imprescindível para quem deseja abrir o próprio negócio.  Ele é crucial para realizar esterilização de materiais e é um grande aliado não só da odontologia, mas também de áreas como estética, veterinária e medicina, o que o torna ainda mais importante em diferentes espaços.

 

Mas você conhece todos os tipos de autoclave? Sabe as suas funções? Quais as partes? Nós vamos esclarecer tudo sobre elas. Confira! 

 

Como funciona a autoclave?

 

A operação básica de funcionamento ocorre da seguinte maneira: a  carga deve ser preparada antes do carregamento da autoclave. Posteriormente ocorrem o pré vácuo (remoção do ar da câmara interna), o aquecimento (tempo necessário para que a autoclave atinja a temperatura e pressão programada) e a esterilização. 

 

O processo não acabou nesse ponto ainda: nas próximas fases teremos a secagem, onde ocorre a remoção dos vapores e a pressão interna é igualada a externa e a abertura da porta para que ocorra a redução da temperatura do pacote. O processo dura entre duas a quatro horas.

 

Para validar os processos dentro de uma CME, um dos passos necessários é a qualificação térmica dos equipamentos como a autoclave.

 

conheca a autoclave definicao partes principios

 

Tipos de autoclave

 

Basicamente, as autoclaves são divididas em duas categorias: autoclave vertical e autoclave horizontal. 

 

A autoclave para laboratório esteriliza os materiais, aquecendo-os a uma determinada temperatura por um período de tempo específico. 

 

A forma mais simples de autoclave são as do tipo vertical ou autoclave de bancada, como são conhecidas. 

 

1- Autoclave de vácuo único

 

Remove o ar de uma vez em um curto espaço de tempo. Nela pode ocorrer a formação de bolsas de ar. Autoclave de vácuo fracionado: o ar é removido ao mesmo tempo em que ocorre a injeção fracionada de vapor. 

 

Como a remoção do ar não ocorre de forma rápida, a probabilidade de formação de bolsas de ar é bem reduzida com relação ao primeiro tipo de autoclave.

 

2- Autoclave de alto vácuo

 

Remove o ar com o auxílio de uma bomba de vácuo e introduz vapor na câmara interna sob alta pressão com o ambiente em vácuo. Devido a presença da alta capacidade de sucção de ar, ela é considerada uma das mais seguras.

 

3- Autoclave gravitacional

 

O vapor é injetado forçando a saída do ar por gravidade. O ar contido no interior da câmara é mais frio que o vapor e portanto, mais denso. Assim, é possível eliminá-lo através de uma válvula localizada na superfície inferior. 

 

Como há a permanência de ar residual, ela não é muito recomendada para esterilização de materiais densos ou porosos. Outro problema advém da presença de umidade no final do processo o que contribui para uma limitação na fase de secagem.

 

4- Horizontal e vertical

 

As autoclaves podem ainda ser do tipo horizontal ou vertical. As do tipo horizontal são atualmente as mais utilizadas, pois possuem paredes duplas separadas por um espaço onde o vapor circula para manter o calor na câmara interna durante a esterilização, evitando a formação de condensado, apresentando maior eficácia no processo de esterilização. 

 

As do tipo vertical possuem um custo relativamente menor, por serem bem mais simples em sua construção não são tão eficientes, pois dificultam a circulação do vapor, a drenagem do ar e a penetração do vapor devido à distribuição dos pacotes a serem esterilizados, que ficam sobrepostos.

 

Composição da autoclave

 

A câmara de pressão é o principal componente de uma autoclave a vapor, que consiste em uma câmara interna e uma camisa externa. A câmara interna é feita de aço inoxidável ou bronze, que está presente dentro da câmara externa feita de uma caixa de ferro. 

 

As autoclaves utilizadas em laboratórios de saúde possuem uma capa externa que é preenchida com vapor para reduzir o tempo de alcance da temperatura de esterilização. 

 

A câmara interna da autoclave é onde são colocados os materiais para a esterilização e o tamanho da câmara de pressão da autoclave pode variar de 12 a 3000 litros. 

 

Além disso, os componentes da autoclave são: 

 

  • Tampa/porta;
  • Medidor de pressão;
  • Unidade de liberação de pressão/apito;
  • Válvula de segurança;
  • Gerador de vapor/aquecedor elétrico;
  • Gerador de vácuo;
  • Resfriador de águas residuais. 

 

Fonte: SP Labor, Mobiloc 

 

TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE

 

A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.

Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto. 

Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br  

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?