O uso incorreto de equipamentos é uma das principais causas de acidentes em laboratórios. Por viverem expostos a diversos riscos diariamente, é preciso pensar na segurança dos funcionários, estudantes e professores de um laboratório.

 

Por esse motivo, é necessário dar a devida importância ao uso correto dos equipamentos de laboratório e os cuidados indispensáveis dentro desses ambientes para diminuir os riscos de acidentes.

 

Dentre os acidentes mais comuns, podemos listar: Intoxicações, queimaduras, choques e incêndios estão entre os acidentes mais comuns. As principais causas são o uso incorreto de equipamentos de laboratório ou materiais de características desconhecidas e instruções inadequadas.

 

Procedimentos de segurança

 

Pensando em evitar esses acontecimentos, nós preparamos algumas dicas de como atuar dentro de um laboratório e manter a segurança. Confira! 

 

  • Ter conhecimento das reações que os produtos químicos causam no corpo, e caso ocorra contaminação, conhecer uma forma para interromper sua ação;
  • Saber classificar os produtos químicos de acordo com as categorias a seguir: inflamável, tóxico, explosivo, oxidante, corrosivo, nocivo ou radioativo.
  • Reagentes sensíveis à água e gases comprimidos devem ser afastados dos restantes;
  • Mantenha o local de trabalho limpo e em ordem;
  • Ter conhecimento sobre as saídas de emergência, equipamentos de primeiros socorros e itens de proteção;
  • Utilizar todos os itens de proteção durante a permanência no laboratório;
  • Estudar e compreender o manual de instruções antes do manuseio de qualquer equipamento de laboratório;
  • Estar ciente dos procedimentos de primeiros socorros para diversos tipos de acidentes.

 

acidentes em laboratorios

 

NR para a segurança em laboratórios

 

Para garantir a segurança do trabalho nos laboratórios clínicos, a Anvisa e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criaram padrões e normas de conduta. São elas: 

 

1- RDC 302/2005

 

Estabelece a necessidade de um manual de biossegurança para treinar e capacitar sua equipe. Em muitos laboratórios, são utilizados os Procedimentos Operacionais Padrão (POP). 

 

Eles têm o objetivo de padronizar condutas do dia a dia, minimizando a ocorrência de erros. Por meio do manual, devem ser informados aos funcionários os seguintes pontos:

 

  • condutas e normas de segurança ambiental, biológica, física, química e ocupacional;
  • instruções de uso para equipamentos de proteção;
  • o que fazer em caso de acidentes;
  • transporte e manuseio de materiais e amostra biológica.

 

2- NBR 14785

 

Foi criada pela ABNT especificamente para laboratórios clínicos como forma de proteção individual e dos pacientes. De acordo com esta norma, os colaboradores que compõem a equipe devem:

 

  • ser treinados para interromper qualquer atividade, caso haja risco imediato;
  • identificar e notificar qualquer problema de segurança;
  • providenciar ou recomendar ações que corrijam situações de risco;
  • acompanhar e participar da implementação das ações corretivas.

 

Para tanto, os laboratórios clínicos precisam investir em um treinamento adequado e contínuo, garantindo a segurança do trabalho de todos. O ambiente de atuação também deve ser projetado pensando na prevenção de riscos de todos os tipos.

 

3- Equipamentos de proteção

 

Além das normas citadas acima, o Ministério da Saúde obriga os laboratórios clínicos a utilizarem equipamentos de proteção. Eles têm o objetivo de proteger os profissionais do contato com substâncias danosas, agentes infecciosos, materiais perfurocortantes, entre outros.

 

O próprio laboratório deve fornecer os equipamentos, além de cobrar o uso deles pelos funcionários da equipe. Entenda a seguir a diferença entre os tipos de dispositivos de proteção e quais itens devem ser usados.

 

Fonte: Unilab, SPLabor 

 

TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE

 

A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.

 

Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto. 

 

Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br 

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?