Os laboratórios são repletos de produtos químicos, podendo ser alguns deles ácidos, bases ou sais. Você já se perguntou como os cientistas identificam os ácidos ou bases em um laboratório ou classificam o produto de uma reação química como um ácido ou uma base? Bom, isso ocorre através de indicadores químicos

 

O que são indicadores químicos?

 

Os indicadores são ácidos ou bases fracas que mostram uma mudança na cor conforme a concentração de íons de hidrogênio em uma solução muda ou o pH de uma solução muda. 

 

Os indicadores se dissociam ligeiramente na água para formar íons. Alguns exemplos de indicadores são tornassol, açafrão, fenolftaleína, etc.

 

Qualquer material que ofereça uma evidência visual da presença ou ausência de uma concentração limite de uma espécie química, como um ácido ou um álcali em uma solução, geralmente por uma mudança de cor são chamados de indicadores químicos. 

 

Um produto químico chamado amarelo de metila, por exemplo, dá a uma solução alcalina uma cor amarela. Quando o ácido é adicionado gradualmente, a solução permanece amarela até que todo o álcali tenha sido neutralizado, momento em que torna-se vermelho.

 

O indicador universal é uma mistura de vários indicadores, uns naturais e outros sintéticos. Sendo mais sensível que o tornassol e a fenolftaleína, apresenta uma maior variedade de cores consoante a acidez ou basicidade da solução.

 

indicadores quimicos

 

Tipos de indicadores químicos

 

Os indicadores químicos podem ser classificados em três grupos. São eles: 

 

  • Indicadores Naturais: Os indicadores que ocorrem naturalmente no meio ambiente são chamados de indicadores naturais, por exemplo, tornassol, cúrcuma, etc.
  • Indicadores Artificiais: Aqueles indicadores que são obtidos por meio de alguma reação química, mas não naturalmente, ou são preparados artificialmente em laboratório, são indicadores artificiais, por exemplo, fenolftaleína, laranja de metila, etc.
  • Indicadores olfativos: são aqueles indicadores que não mostram uma mudança de cor, mas uma mudança no cheiro quando adicionados ao ácido ou a uma base. Assim, os indicadores olfativos são aqueles cujo cheiro muda dependendo da natureza do meio, seja ácido ou básico.

 

Importância dos indicadores químicos

 

A natureza de um material é significativa em biologia, química, engenharia civil, purificação de água, agricultura, silvicultura, ciência alimentar, ciência ambiental, tratamento de água, oceanografia, medicina, nutrição e agronomia, entre outros campos.

 

Os líquenes são usados ​​até para fazer tornassol. É uma combinação de cores que se dissolve na água. É então absorvido em papel de filtro para criar um dos primeiros tipos de indicador de pH, que é usado para determinar a acidez ou basicidade das coisas.

 

Os Indicadores químicos, como o próprio nome diz, monitoram o processo de esterilização quimicamente, a tecnologia empregada neste tipo de indicador faz com que ocorra uma reação entre o meio de esterilização e o indicador, podendo assim identificar o processo como aprovado apenas se ocorrer o meio ideal para esta reação.

 

Fonte: AL, Infopédia 

 

TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE

 

A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.

 

Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto. 

 

Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br 

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?