Investir na manutenção de equipamentos médicos é benéfico para pacientes, funcionários e gestores na área da saúde. Afinal, aparelhos que funcionam corretamente oferecem segurança em seu manuseio e melhores resultados nos procedimentos.

 

A manutenção hospitalar vai além de consertar equipamentos. Seu principal objetivo é garantir que os ativos desempenhem as suas funções em sua máxima capacidade e pelo maior tempo possível, sempre tendo a segurança do paciente como missão.

 

Importância da manutenção dos equipamentos hospitalares

 

As últimas décadas foram marcadas por grandes avanços na área da saúde. Equipamentos mais precisos e eficientes foram criados e surgiram várias outras tecnologias que possibilitaram diversas vantagens para a sociedade. 

 

No entanto, mesmo os dispositivos modernos perdem em qualidade quando não recebem a manutenção necessária.

 

Mais do que isso, alguns deles podem agravar problemas de saúde, implicando em graves riscos à integridade e até à vida do paciente. Daí a importância de realizar vistorias e observar o desempenho dos equipamentos, ajustando-os quando preciso.

 

equipamentos medicos

 

Riscos da falta de manutenção de equipamentos hospitalares

 

Os serviços de manutenção ajudam a evitar falhas e quebras nos equipamentos, proporcionam maior eficiência, aumentam a vida útil dos dispositivos e reduzem custos com consertos emergenciais.

 

Vejamos os riscos de não realizar a manutenção nos equipamentos hospitalares. São eles: 

 

Riscos físicos

 

A manutenção inadequada ou a falta de manutenção em equipamentos hospitalares pode prejudicar a saúde do paciente e o bem-estar de funcionários com riscos físicos, como por exemplo, calor excessivo, frio, umidade, pressão, entre outros.

 

Químicos

 

Outro tipo de risco perigosíssimo é o químico, pois os dispositivos podem conter produtos químicos que podem penetrar no corpo do paciente ou do operador via inalatória, como por exemplo, gases, fumos, vapores e poeiras químicas.

 

Biológicos

 

Além dos riscos físicos e químicos, os biológicos são ainda mais perigosos na falta de manutenção em equipamentos hospitalares. Isso porque, sem a limpeza e a manutenção adequadas, os aparelhos podem juntar microorganismos, como bactérias e vírus, que podem causar doenças nos envolvidos.

 

Acidentes

 

Imagina um equipamento de exame com um fio desencapado. Isso pode provocar curto-circuito, incêndio e até explosão. Ou seja, trata-se de uma situação vulnerável para pacientes, médicos e enfermeiros.

 

Problemas de medição

 

O objetivo dos exames é identificar possíveis anomalias no organismo das pessoas. Mas se o equipamento não estiver alinhado corretamente, vai haver erros nos registros de medição. Como consequência, vai ocorrer problemas no diagnóstico e no tratamento, afetando a saúde do paciente.

 

Perda do equipamento

 

A ausência de manutenção do equipamento por muito tempo pode incorrer em problemas para o próprio dispositivo. Uma vez que o aparelho continua a funcionar com erros, causando danos internos que podem gerar até a paralisação completa de funcionamento do equipamento e, por fim, a sua perda total.

 

Com isso, ocorrem ainda mais prejuízos financeiros e de interrupção de atividades, além da necessidade de aquisição de um novo equipamento.

 

Impacto financeiro

 

Como vimos até aqui, são vários os riscos de não realizar a manutenção em equipamentos hospitalares. E, como resultado de todos esses riscos, está o impacto financeiro. Afinal, o aparelho pode provocar um elevado gasto ao hospital, com estragos, erros, perdas parciais ou totais, interrupção de operação, diagnóstico incorreto, insatisfação do paciente, danos de imagem ao hospital, entre outros.

 

Benefícios da manutenção de equipamentos

 

 

A manutenção preventiva com frequência adequada tem como resultado:

 

  • Equipamento ligeiramente fora de calibração, mas sem ter a operação afetada ou oferecer qualquer risco ao usuário e operador;
  • Precisando de alguma limpeza;
  • Leves desajustes, como folgas em uma peça ou outra;
  • Necessidade de pouca manutenção corretiva;
  • Não há reclamações do operador da máquina;
  • Lubrificação e alguns ajustes fazem o aparelho funcionar bem.

 

Fonte: TDGI, Arkmeds

 

TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE

 

A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.

 

Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto. 

 

Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?