Pacotes úmidos depois da esterilização na autoclave? Essa pode ser uma prática bem comum para alguns estabelecimentos, mas saiba que isso não é nada bom. 

Pois assim, algumas vezes providências inadequadas, tais como usar um ventilador ou colocar os pacotes em estufa para secar, são tomadas. 

Essas embalagens não podem ser manipuladas porque a presença de água ou umidade carrega microrganismos para dentro do pacote. Desta forma o conteúdo não estará mais estéril.

Por que os pacotes ficam úmidos?

Os motivos mais comuns que resultam em pacotes úmidos após o ciclo são:

  • Excesso de material dentro da autoclave;
  • Quando se usa papel grau cirúrgico – o lado do papel está posicionado para baixo;
  • Não entreabrir corretamente a autoclave ou fazê-lo depois do tempo recomendado pelo fabricante.

 

pacotes umidos depois da esterilizacao na autoclave veja o que

 

Como eliminar este problema?

Para eliminar esse problema experimente:

  • Carregar a autoclave sem sobrepor envelopes (numa autoclave de 12 litros seriam 5 envelopes 9×23)
  • Usar um suporte para envelopes Cristófoli (se os seus pacotes permitirem) – no caso dos envelopes acima, se os instrumentos forem finos, é possível esterilizar 13 envelopes ao mesmo tempo, pois ficam na posição vertical permitindo a passagem do vapor e facilitando a secagem. (assista ao vídeo Como esterilizar artigos na autoclave)
  • Na impossibilidade de usar o suporte, se usar  papel grau cirúrgico, abasteça a autoclave de modo que a parte do papel fique voltada para cima
  • Entreabra a autoclave assim que o aviso sonoro terminar, ou seja, quando despressurizar completamente a autoclave (o manômetro indicará 0 – zero). Atenção, o fecho deve ficar paralelo à porta, mantendo a porta entreaberta.
  • Aguarde até o final da secagem e mais 15 minutos para que os pacotes esfriem.

Outra questão importante, é que além da falha na secagem, pode haver falha na esterilização por sobrecarga da autoclave. Por isso sugiro realizar a monitorização da esterilização da sua autoclave regularmente.

Fonte: Cristófoli, Cimed

TECNOFELIX, EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE

A Tecnofelix é uma empresa que atua na Manutenção Preventiva e Corretiva de Aparelhos para a Saúde. Fazemos manutenção em aparelhos de diversas áreas, como: Manicures e pedicures; Tatuadores; Ginecologistas; Oftalmologistas; Centros cirúrgicos; Fisioterapeutas; Laboratórios; Salões de beleza; Universidades etc.

Para a realização de manutenções preventivas e corretivas, entre em contato com a Tecnofelix, nós entendemos do assunto. 

Para manutenção de seus equipamentos encontre-nos na Rua Otto Stein, 27 – Balneário Camboriú / SC ou entre em contato pelo (47)3367.4061, WhatsApp (47)99967.1231 ou pelo site www.tecnofelix.com.br  

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?